26 fevereiro 2008

A importância do brincar

Talvez poucos pais saibam o quão importante é o brincar para o desenvolvimento físico e psíquico do seu filho.A idéia difundida popularmente limita o ato de brincar a um simples passatempo, sem funções mais importantes que entreter a criança em atividades divertidas.

Daniela Levy

Inúmeras vezes os próprios pais inibem as brincadeiras dos seus filhos, exigindo organização e acreditando que os estão ajudando, acelerando a aquisição de comportamentos desejáveis: manter tudo organizado e limpo. Estão na verdade, queimando uma etapa muito importante do desenvolvimento infantil.

Através do brincar a criança está experimentando o mundo, os movimentos e as reações, tendo assim elementos para desenvolver atividades mais elaboradas no futuro.

Através do simbólico jogo da brincadeira, a criança irá entender o mundo ao redor, testar habilidades físicas (correr, pular), funções sociais (ser o construtor, a enfermeira, a secretária), aprender as regras, colher os resultados positivos ou negativos dos seus feitos (ganhar, perder, cair), registrando o que deve ou não repetir nas próximas oportunidades (ter mais calma, não ser teimoso). A aprendizagem da linguagem e a habilidade motora de uma criança também são desenvolvidas durante o brincar.

Hoje é comprovado que bebês que recebem estimulação de brinquedos, que permitam sua participação ativa através do seu manuseio, não apenas como observador, desenvolvem mais a inteligência e demonstram maior interesse pelo aprendizado.

A brincadeira permite um extravasar dos sentimentos, auxilia na reflexão sobre a situação, criando várias alternativas de conduta para o desfecho mais satisfatório ao seu desejo.

O ato de brincar com outras crianças favorece o entendimento de certos princípios da vida, como o de colaboração, divisão, liderança, obediência às regras e competição.

A realização da ludoterapia (terapia através do brincar), tem mostrado excelentes resultados em crianças com diversos tipos de dificuldades e/ou problemas. A ludoterapia permite que a criança expresse seus medos, conflitos e ansiedades, possibilitando (com auxílio do terapeuta) a elaboração destes sentimentos.

Portanto, as crianças tendo a oportunidade de brincar, estarão mais preparadas emocionalmente para controlar suas atitudes e emoções dentro do contexto social, obtendo assim melhores resultados gerais no desenrolar da sua vida.

Fonte: Site Clube do Bebê

5 comentários:

  1. percebo que seu blog é bem voltado a sua profissão..muito legal..

    Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Excelente post!

    E é verdade mesmo. Por causa do excesso de cautela muitos pais acabam fazendo com que seus filhos fiquem inibidos e também não desenvolvam certas habilidades. É o famoso excesso de cuidado.

    Raoni
    www.blogonews.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo blog
    precisa melhorar apenas o layout mas quanto ao conteudo e o resto está ótimo!

    ResponderExcluir
  4. O mundo é violento atualmente, mas isso nao quer dizer que é impossivel dar um jeito de seus filhso brincarem e aproveitarem essa otima fase da vida, o que nao pode é criar criancas trancadas em casa e etc.Parabens por mais um interessante texto

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião!
Obrigada por enriquecer esse Blog!