10 março 2008

Violência na televisão altera comportamento de crianças

O objetivo da pesquisa foi avaliar a presença de comportamento anti-social, na idade de 7 a 10 anos.

A divulgação de cenas de violência pela televisão é cada mais freqüente nos canais abertos, em qualquer horário.

As instabilidades sociais e os conflitos regionais, no plano mundial, fornecem a possibilidade de flagrantes de atos hostis divulgados pelas emissoras de televisão, em busca de maior audiência.

Ainda é pouco avaliado o impacto da exposição à violência, veiculada pelos programas televisivos, sobre o comportamento de crianças na idade escolar, segundo afirmam pesquisadores norte americanos da University of Washington, que publicaram um estudo na revista Pediatrics.

O objetivo da pesquisa foi avaliar a presença de comportamento anti-social, na idade de 7 a 10 anos, de crianças que entre os 2 e 5 anos de vida, assistiam a este tipo de programas pela televisão. Participaram da análise 330 crianças de ambos os sexos.

Os resultados apresentados mostraram que a exposição à violência, veiculada pelos programas de televisão, relaciona-se diretamente ao aumento do risco de ocorrência de distúrbio de comportamento anti-social, dentre os meninos, fato não tão evidente para o sexo feminino. Por sua vez, os programas educativos e não violentos atuam como fator de proteção contra o surgimento de distúrbios comportamentais nas crianças.

Cenas violentas transmitidas pela televisão e assistidas por crianças em fase pré-escolar, prejudica principalmente meninos, que podem desenvolvem traços de comportamento anti-social.

Fonte: Tribuna do Norte/ On Line

2 comentários:

  1. Poxa, moça, sei que você é psicóloga e eu, como leigo, não tenho muita base pra discordar, mas acho que isso varia de pessoa pra pessoa. Tipo, eu cresci jogando jogos violentos e nunca quis matar ninguém ou roubar um carro. Claro que quando eu tiver filhos, vou preferir que assistam a um Discovery Kids a um Tropa de Elite da vida, mas não acredito muito que a programação seja o motivo do comportamento violento de alguém...
    Afinal, violência é muito mais antiga que mídia, não é mesmo?

    Bem, é a minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. Eu só me pergunto: onde estão os pais nestas horas?
    E a desculpa de trabalhar fora não conta!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião!
Obrigada por enriquecer esse Blog!