11 abril 2013

Você já conversou com o seu filho hoje?

   Letícia Santos Gomes Costa

   Hoje me lembrei do famoso questionamento: "Você já abraçou seu filho hoje?" e daí me veio a ideia do assunto deste post. Ok, você abraçou seu filho (espero que sim) e depois?
   É recorrente a afirmativa de que no relacionamento entre pais e filhos tem que reinar o diálogo. Mas, o que é diálogo? É dar bronca? É fazer cobranças? Muitas vezes a conversa entre pais e filhos se resumem à esses tópicos: reclamações, broncas, cobranças...não quero que vocês entendam que os filhos não devam ser repreendidos quando se comportam de maneira inadequada. Entretanto, dialogar é muito mais que isso. Até porque com esse tipo de assunto a interação com os pais ao invés de ser prazerosa torna-se aversiva. E o que a gente faz com o que nos é aversivo? Evitamos ou fugimos dele!
   E para que não seja criado um abismo entra você e seu filho que vamos tratar aqui de cinco pontos para que ocorra uma interação de qualidade e para que aconteça o tão famoso diálogo:

  • Expressões de sentimentos e opinião por parte da criança: Preste atenção à linguagem corporal da criança: ela parece triste, com raiva, feliz, etc. Pergunte a ela. Deixe ela se expressar. Deixe ela falar o que aconteceu, o que está sentindo e procurem resolver a situação juntos. 
  • Elogios: Se seu filho se comportou de maneira adequada, mostre pra ele que você percebeu, por menor que seja esse bom comportamento (na sua concepção).
  • Disposição para conversar: Não tem uma hora certa para conversar, temos que aproveitar as oportunidades: no caminho da escola; durante as refeições; nos momentos de lazer; nas reuniões familiares; etc.
  • Interesse pela vida da criança: Você sabe a opinião do seu filhos sobre a escola? quem são os amigos dele? O que aconteceu no dia? Pergunte a ele!
  • Pedir desculpa: Muitos pais acham que ao pedir desculpas ao filhos estarão perdendo a autoridade e com isso a criança perderá a noção de limites e nãos os respeitarão mais. Contudo, ao pedir desculpas você estará ensinando ao seu filho que todos são passíveis de erros, mas que quando isso acontece nós devemos reconhecer, nos redimir e tentar acertar.
   Agora, que tal conversar com seu filho?!


2 comentários:

  1. Ótimo texto. De forma clara vc demonstrou como melhorar as relações entre pais e filhos. Gostei tbm da proposta do seu blog. Penso que seria interessante criar um banner. Fazendo isso vc melhora a interação com os blogs parceiros, pois eles podem divulgar o seu banner, da mesma forma que vc pode divulgar o banner deles. Se criar um banner vá ao meu blog e entre em contato, pois seria um prazer trocarmos os nossos banners.

    http://cafe-com-ciencia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bruno, muito obrigada pela visita e por estar seguindo. Eu estou procurando escrever textos com linguagem bem acessível, bem direcionado aos pais e cuidadores, mas sempre baseada na análise do comportamento.
    Vou providenciar o banner e com certeza entrarei em contato com você!
    Seja sempre bem-vindo!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião!
Obrigada por enriquecer esse Blog!