Leticia Santos Gomes Costa
Quem nunca ouviu, ou até mesmo falou, esta frase: "Que criança sem limites"?
Mas, como colocar limites em uma criança? pra iniciar o assunto é preciso termos em mente que ninguém nasce com um manual de instruções sobre o que devemos ou não devemos fazer. Conforme experienciamos as diversas situações a que somos expostos, vamos adquirindo um repertório de comportamento cada vez maior.
Assim, não temos que pensar em colocar limites apenas quando percebemos que perdemos o controle da situação. É importante mostrar para a criança até onde ela pode ir desde pequenininha. Ela tem que saber que nem tudo que ela quiser ela poderá ter: doces, brinquedos, passeios, etc. É preciso dizer não.
- Defina "o que pode" e "o que não pode" e converse sobre isso com a criança. Não esqueça de que as regras devem ser claras e objetivas. Por exemplo, antes de ir ao shopping diga a criança que vocês irão apenas passear e não comprarão nada. Não deixe pra falar apenas quando ela estiver prestes a dar birra.
- Deixe claro quais as consequências para o descumprimento da regra e realmente o cumpra. Por exemplo, não jogar vídeo game por uma semana. E acredito que bater não seja a melhor solução.
- Seja firme e consistente. Um não não deve ser um talvez!
- Caso não concorde com a regra imposta pelo pai/mãe, conversem sobre isso em particular e entrem em um acordo. Não desautorize o outro.
- Demonstre para o seu filho que você nota e gosta quando ele se comporta bem. Elogie!
Impondo limites estaremos formando pessoas que conseguem lidar com as frustrações. Afinal, no mundo de gente grande nos deparamos com mais NÃOs do que com SIMs!
Muito legal seu blog!!!Estou te seguindo, venha me seguir tbem
ResponderExcluirhttp://artesanatos-caracolis.blogspot.com.br/
Carola, que bom que gostou e com certeza visitarei seu cantinho, beijo
ResponderExcluir