31 julho 2013

"O meu filho é o Pinóquio" - Lidando com a mentira

 Letícia Santos Gomes Costa

   Quem nunca mentiu? Acho que é difícil encontrar uma pessoa que não tenha falado uma mentirinha sequer na vida. E com crianças é frequente a ocorrência de mentiras ou exagero nos relatos. Entretanto, ha situações em que o mentir passa de esporádico a constante e aí se torna um problema.
   Como eu já falei diversas vezes em outros posts, todo comportamento (aceitáveis ou não) tem sua função e foi selecionado pelas suas consequências. Por mais inaceitável que esse comportamento seja, se ele está se mantendo é por que algum tipo de ganho ele produz. Com relação ao mentir os seguintes pontos devem ser observados:

  • Em que ocasiões (e na presença de quem) ocorre com mais frequência;
  • O que acontece depois da mentira (castigo, nada acontece, risos...?)
  • Será que a criança se sente mais valorizada e em evidência quando conta alguma mentira?
  • ou com a mentira ela evita situações pra ela ruins, como julgamentos, críticas ou situações embaraçosas.
   Ao refletirmos esses pontos poderemos ter uma ideia sobre o que mantém o comportamento de mentir e com isso trabalhar melhor a questão:
  • Preste atenção na correspondência entre o fazer e o falar do seu filho. Por exemplo: A criança diz que comeu todo o almoço, mas você sabe que isso não aconteceu, sinalize pra ela esta incoerência, por menor que ela seja.
  • Valorize o relato verdadeiro. Muitos vão dizer que isso e clichê, mas o que você faria se seu filho contasse a você que foi ele quem quebrou o seu jarro caríssimo? aposto que muitos responderam, colocariam de castigos e até bateriam. Claro que você deve consequência-lo pelo que ele fez (não acho que bater seja a melhor solução e bem que poderia ter sido um acidente neste exemplo). Mas, quantos de vocês o elogiaria por ter falado a verdade, que o que ele fez foi errado mas que você esta feliz por ele ter dito a verdade? 
  • Mantenha uma relação de amizade, onde os pontos de vista do seu filho sejam valorizadoa. Não quer dizer que você acatar tudo o que ele disser, mas sim que você o escutará, levará em conta sua opinião e mostrará porque ele está errado, ou até mesmo, colocar a sugestão dele em prática;
  • E além de tudo, seja um modelo para o seu filho de que falar a verdade sempre compensa!!
_____________________________________________________________________
Dúvidas? sugestão de temas de post?
Participe da coluna Quero saber!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!
Obrigada por enriquecer esse Blog!