Ontem eu assisti a um filme muito divertido, ele é nacional e se chama Minha Mãe é Uma Peça. Eu ri e me diverti bastante com o filme e recomendo que o assistam. Entretanto, como uma psicóloga infantil apaixonada pela interações familiares não pude deixar de fazer algumas reflexões sobre interação e relacionamento familiar:
- Muitas vezes os pais não sabem como demonstrar amor pelos filhos. É até engraçado mas é a verdade. Gente, amor tem que ser demonstrado e tem que ser falado.
- Se eu falar pra você descrever seu (s) filho (s) em uma palavra, no que você pensa: em uma caraterística ruim ou em uma característica boa? Se você ficou com a primeira opção, que tal um exercício: observe e demontre para o (s) seu (s) filho (s) que você valoriza as qualidades dele.
- Diálogo tem que ser uma via de mão dupla -falar e escutar - senão vira palestra e os filhos vão achar chato, principalmente adolescentes, e vão fazer de tudo para escapar da conversa. Então, crie um ambiente onde conversar sobre qualquer assunto seja natural e um momento legal.
- Tem que se ter cuidado com o que se fala. Coisas do tipo: "você é gordo", "você não aprende" nada acrescentam ...como foi dito no segundo ponto, observe e mostre (e ensine o seu filho a fazer o mesmo) o que ele tem de melhor e que limitações e dificuldades todo mundo tem. Ajude-o a superá-las e aceitá-las.
_____________________________________________________________________
Aproveita e avalie o blog! Sua opinião é muito importante, é essencial!
Gosto muito dos seus textos isso ajuda muuuitoooo a minha relação com o meu filho.
ResponderExcluirofantasticomundodairis.blogspot.com.br
Que bom que de alguma forma posso te ajudar Iris, obrigada por acompanhar o blog! Beijo
ResponderExcluirEu amei esse filme!
ResponderExcluirBjs
http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/