A leitora Cleide perguntou de que maneira ela tem que agir com o filho de um ano e meio que bate frequentemente nela e nas outras pessoas.
Uma coisa que eu sempre falo nos meus posts é sobre a função que cada comportamento tem, sobre o porque de se omportar de determinada maneira. Então Cleide tente responder a essas perguntas: Em que situação seu filho bate em você ou nos outros? Quando não fazem o que ele quer, pra demonstrar insatisfação? Ele, de alguma maneira, consegue o que quer com este comportamento?
Por estar se mantendo, é bem provável que na maioria das vezes a criança consegue o que quer. Assim, respondendo as questões acima será possível mudarmos a maneira de agir quando a criança bater e mostrar a ela um novo jeito de se comportar.
- A situação em que o comportamento ocorre: Ao saber sobre a ocasião de ocorrência, poderemos nos adiantar e com persistência (porque nada muda de um dia para o outro) até mesmo evitar que o comportamento de bater ocorra novamente.
- Ensinando comportamentos alternativos: você já tem uma idéia de quando ocorre então, mostre para a criança que ela poderá conseguir o que deseja de uma maneira adequada. Por exemplo: a criança bate quando é contrariada (situação). Ensine a dizer "não" ao invés de bater. E toda vez que ela estiver em uma situação-problema relembre o combinado.
- Consequenciando: Mesmo pequenininha com um ano e seis meses explique a ela que se bater não vai ter o desejado e cumpra. Por exemplo, se você disser que caso ela bata no coleguinha ela ficará sem brincar naquele momento, se ela bater cumpra o que foi dito. Muitas vezes o comportamento se mantém devido a nossa inconsistência: uma hora eu cumpro o que eu prometi como consequencia e em uma outra hora não.
- Sendo paciente e persistente: Como falei anteriormente, mudar é algo gradual. É um processo. Seja firme e não desista facilmente.
E você, o que você quer saber? Clique aqui e participe!
___________________________________________________________________________
Avalie o Blog! Sua opinião é muito importante. É essencial!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião!
Obrigada por enriquecer esse Blog!