Eu estava assistindo a um vídeo no youtube, não era nada relacionado a psicologia infantil, mas uma determinada parte do vídeo me fez refletir: Diário de Gratidão. Eu achei super interessante, pois é um exercício de mudança de postura - olhar, com atenção, para o que de bom nos acontece. Este meu post está parecendo auto-ajuda (mas não é essa a intenção), eu achei tão interessante a proposta que resolvi compartilhar e adaptar para o público infantil.
Como já tinha falado no meu post sobre sentimentos, é muito importante sabermos discriminar e lidar com os sentimentos. E com o sentimento de gratidão não é diferente. Nós aprendemos a nos comportar com gratidão. Partindo deste princípio, te pergunto: o seu filho se comporta com gratidão? De que maneira você ensina isso a ele? Um bom recurso seria a utilização desse diário, que eu achei fantástico e vou adotá-lo na minha vida pessoal.
- Converse sobre o sentimento de gratidão com o seu filho e proponha a ele esse desafio;
- Façam juntos o diário: enfeitem um caderno colando adesivos; fazendo desenhos, colagens....usem a imaginação;
- Todos os dias escreva 5 coisas pela qual você foi grato, qualquer coisa, mesmo as mais simples como: o dia estava lindo, dei gargalhadas com um colega, aprendi algo novo, encontrei um amigo que há muito tempo não via...
- Procure a cada dia escrever 5 coisas diferentes. Não repita nada. Procure novas coisas para ser grato.
- Tente escrever o porque de você estar grato por cada coisa;
- Se a criança for muito pequena, ela pode desenhar e falar sobre o desenho;
Muitas vezes nós esperamos tanto pelas grandes coisas e nos esquecemos de aproveitar as pequenas. Ensine ao seu filho que não é apenas se ele tiver um PlayStation 4 ou um Iphone 5 que ele vai conseguir se divertir: bater-papo com a mãe enquanto ela cozinha; contar histórias engraçadas durante o almoço com a família; andar de bicicleta com os amigos; inventar brincadeiras...tanta coisa pequena que deixamos passar sem usufruir, sem aproveitar. E o tempo passa...as crianças crescem...
Então, aí está um boa dica pra abrir o nosso olhar. Se você fizer essa experiência não se acanhe e compartilhe conosco!
_____________________________________________________________________
Aproveita e avalie o blog! Sua opinião é muito importante, é essencial!
Dúvidas? Sugestão de temas? Participe da coluna Quero Saber!
Olá!!!, Deus te abençoe final de semana maravilhoso,amiga realmente esse texto falando do diário de gratidão é maravilhoso S-U-C-E-S-S-O amiga.
ResponderExcluirBlog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Ahhh, obrigada Nequéren...fico feli que tenha gostado. Se você fizer o diário de gratidão, conta pra gente!
ResponderExcluirE seu blog eh lindo!!