A leitora Katyussa relatou que se separou ha quase um ano e seu filho sempre fala da falta do pai e em alguns momentos se torna agressivo sem motivo aparente. O pai é ausente, não o visita e nem liga. Ela quer saber o que fazer.
O caso que voce descreveu não é muito diferente do que sempre aparecem em consultório, pois muitos pais quando se separam esquecem que não existe ex-pais (escrevi um post sobre isso uma vez). É claro que cada caso é um caso e temos que analisá-lo individualmente e além disso, isto não é uma sesão de terapia, mas vamos refletir alguns pontos juntas:
- Nao sei a idade do seu filho, mas o que foi e o que é falado a respeito da separação com ele?
- Em que momentos ele fica agressivo? O que você faz quando isso ocorre? Qual seria a função dessa agressividade?
- O pai nunca liga ou há ocorrências esporádicas desse contato? e se sim, eles ocorrem após os comportamentos agressivos?
Todo e qualquer comportamento tem um função, um porque. Respondendo a essas perguntas você poderá entender o porque do comportamento agressivo...provavelmente é um jeito do seu filho mostrar o quanto esta sendo dificil. Converse com ele. Se a realidade é que o pai não faz questão de ser pai, mostre que ele poderá contar com a mãe. Ao conversar diga ele que você entende que ele esteja chateado e que qualquer um ficaria chateado em uma situação como essas. Estimule-o a falar o que está sentindo. E não fale mal do pai dele. Tente engajá-lo em outras atividades.
E caso você perceba que o problema persiste, procure um psicólogo!
E você, o que você quer saber? Clique aqui e participe!
___________________________________________________________________________
Avalie o Blog! Sua opinião é muito importante. É essencial!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião!
Obrigada por enriquecer esse Blog!