06 novembro 2013

Pais e FilhoS

    É muito comum um filho achar que os pais gostam mais do irmão. O que acontee é que cada filho é único, tem características diferentes: Um ama brincar de subir em árvore, já o outro prefere assistir TV. E é claro (e importante) que os pais os tratarão de diferentes maneiras. Isso ocorre não porque ama um mais que o outro e sim porque cada um demanda um tipo de atenção. Explique isso aos seus filhos para que eles não tenham a impressão de "menos amado":
  • Não faça comparações entre seus filhos. Se um deles, por exemplo, está recebendo mais broncas na escola, compare ele com ele mesmo e não com outros. Ao invés de falar "o seu irmão está indo bem na escola, porque você não faz como ele?" seria melhor falar "você não estava levando tanta bronca antes, o que está acontecendo?".
  • Como foi dito anteriormente, cada filho é diferente, deste modo tente se adaptar a isso quando for passar o tempo livre com seus filhos. É mais fácil ficar em casa assistindo TV do que sair pra levá-los pra subir em árvore, por exemplo, e isso pode gerar a impressão de uma preferência. Assim, converse com eles, façam os planos das atividades juntos e levando em consideração a opinião de todos.
   Você tem mais de um filho? Como lida com isso? Quais as dificuldades? Conta pra gente!

_____________________________________________________________________
Aproveita e avalie o blog! Sua opinião é muito importante, é essencial!


Dúvidas? Sugestão de temas? Participe da coluna Quero Saber!

 Se interessa pelo tema Psicologia e Educação? Participe da coluna Dialogando sobre Psicologia e Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!
Obrigada por enriquecer esse Blog!