09 novembro 2013

Você incentiva o seu filho a ler?

   Um  dos hábitos que nós, brasileiros, temos que desenvolver é o da leitura.  Eu te pergunto: Quantos livros você leu este ano? não conte com os livros que você é obrigado a ler na faculdade, por exemplo. Encontrei vários artigos que confirmam essa necessidade de trabalhar esse hábito de leitura AQUIAQUI e AQUI. Temos que mudar esta realidade. Que tal começar mudando na sua casa?! 
    A maioria das crianças e adolescente não percebem a leitura como uma atividade agradável porque eles apenas lêm quando é exigido pela escola, o que torna a atividade bastante aversiva. Assim, temos que mudar esta percepção:
  • Deixe a criança escolher seu livro de interesse. Leve-o a livraria ou biblioteca e deixe que ele escolha o que queira ler.
  • Como eu disse no post sobre estudar em casa, é preciso criar uma rotina. Que tal ter um horário pra leitura, nem só pra criança, mas pra toda a família?!
  • Converse com o seu filho sobre o que ele está lendo. Encoraje ele a desenhar, criar brincadeiras com a história que ele está lendo.
  • Coloque os livros em um lugar de fácil alcance para as crianças. Coloque uma caixa ou um cesto com os livros perto dos brinquedos.
  • Se o seu filho ainda não sabe ler, leia pra ele. Faça vozes diferentes para cada personagens, use mímica para contar a história.
  • Tem biblioteca pública perto da sua casa?! Visite com seu filho e o incentive a visitar mais a biblioteca da escola.
    Olha este site que eu achei bem interessante! E espero que você e seus filhos se divirtam bastante com a leitura! 
    Indique aqui nos comentários os livros que você  e seus filhos estão lendo!

_____________________________________________________________________
Aproveita e avalie o blog! Sua opinião é muito importante, é essencial!


Dúvidas? Sugestão de temas? Participe da coluna Quero Saber!

 Se interessa pelo tema Psicologia e Educação? Participe da coluna Dialogando sobre Psicologia e Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!
Obrigada por enriquecer esse Blog!