A birra é uma tática muito eficaz da criança conseguir o que quer. Quem nunca passou pela seguinte situação: A criança quer determinada coisa - você diz não - a criança chora, grita, se joga no chão - todos olham - você pede pra criança parar e ela continua - você cede e dá o que a criança quer - a criança para de chorar. Perceberam o quão poderosa a birra é?!
Ao se comportar com birra (chorar, se debater, gritar...) é uma maneira da criança mudar o "NÃO" para "SIM", o que ela consegue na grande maioria das vezes, pois os pais para se verem livre da incômoda situação, permitem o que foi negado no primeiro momento. O que os pais não sabem é que cada vez que cedem aos comportamentos de birra mais fortalecidos eles ficam.
Vamos então, refletir sobre alguns pontos que nos ajudem a lidar com este comportamento-problema:
- Ao dizer não explique o porque: Por exemplo, vocês vão ao shopping mas você não comprará nada pra criança. Antes de sair de casa explique, pergunte se ela entendeu.
- No momento da birra: Você explicou a criança que não comprariam nada, mas ela viu um brinquedo que gostou muito, você diz não e ela começa a chorar, se jogar no chão, gritar. Você dirá a criança que vocês já conversaram sobre isso e que não irá comprar. Deixe-a chorar, não se importe com os olhares, não dê atenção a criança e mantenha-se firme.
- Firmeza e persistência: Não será na primeira vez que você for firme no não que a criança irá aceitar e cessará a birra.Ao contrário, ela irá aumentar a frequência: provavelmente gritará mais alto e se jográ mais no chão. Mas, isso é esperado, afinal essa sempre foi uma arma eficaz. Mantenha-se firme.
- Limites: Diga não sempre que for necessário.
A frase-chave para a extinção do comportamento de birra: Mantenha-se firme! Não é fácil estar na situação de birra. Mas lembre-se do que já foi dito: ceder é fortalecer o comportamento -problema. No começo a criança vai tentar de todas as maneiras conseguir o que quer, ou seja, mais birra. Mas este comportamento se extinguirá a partir do momento que ela perceber que não terá mais efeito e você ensiná-la a negociar (dizer o ponto de vista dela e escutando o seu) e suportar a frustração (quando o ponto de vista dela não for aceito).
Não existe receita para criação de filhos, mas acredito que três igredientes sejam fundamentais: amor, diálogo e limites. Não se acanhe e divida conosco suas experiências.
_____________________________________________________________________
Aproveita e avalie o blog! Sua opinião é muito importante, é essencial!
Dúvidas? Sugestão de temas? Participe da coluna Quero Saber!
Se interessa pelo tema Psicologia e Educação? Participe da coluna Dialogando sobre Psicologia e Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião!
Obrigada por enriquecer esse Blog!