17 janeiro 2014

O filme "José - O Rei dos Sonhos" e o ciúme entre irmãos

   O filme José - O Rei dos Sonhos é uma história bíblica e quero ressaltar que este post não tem o objetivo de discutir religião e sim o relacionamento pais e filhos. Assistindo ao filme eu refleti  no quanto que o comportamento dos pais pode influenciar no surgimento do sentimento de ciúmes entre irmãos.
    Salvo engano, José tinha 10 meio-irmãos (por parte de pai) era o único filho da união de Jacó e Raquel, sendo esta considerada infértil. Com esse histórico José passou a ser considerado especial pelos pais, que se comportavam de maneira mais cuidadosa em sua presença.O sentimento de ciúme é desencadeado por uma situação de ameaça, que pode ser real ou não, e pode motivar comportamentos que ajudem a lidar com  essa ameaça.
     Os irmãos de José o vendem como escravo como uma forma de "remover a ameaça". É claro que foi muito grave o que eles fizeram. Mas será que se Jacó e Raquel (mesmo esta sendo madrasta) tivessem prestado atenção ao seu próprio comportamento e que sentimentos eles estavam produzindo nos filhos (falamos sobre isso no post sobre sentimentos) eles não poderiam ter evitado esse final trágico? - mais uma vez ressalto que estou falando sobre relação familiar e não sobre a questão espiritual.
    José era uma criança de fato especial - nasceu do impossível (a mãe era considerada infértil) e tinha dons especiais (decifrar sonhos). Mas os outros filhos também tinham suas características especiais, tenho certeza. Muitas vezes um dos seus filhos parece ser mais especial do que os irmãos - o mais estudioso, o mais popular, o melhor nos esporte ou qualquer outra característica que o faça destacar perante os seus olhos. E você deve estar aí pensando: "mas eu nunca falei isso para os meus filhos, eu trato todos iguais!" será?! Provavelmente Raquel e Jacó pensavam a mesma coisa! Como foi dito no post Pais e Filhos, cada filho é único, cada filho tem mil defeitos e um milhão de qualidades.
_____________________________________________________________________

Aproveita e avalie o blog! Sua opinião é muito importante, é essencial!


Dúvidas? Sugestão de temas? Participe da coluna Quero Saber!

 Se interessa pelo tema Psicologia e Educação? Participe da coluna Dialogando sobre Psicologia e Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!
Obrigada por enriquecer esse Blog!