30 maio 2014

TV: Aprecie com Moderação

   A preocupação dos pais a respeito da influênca da Televisão nos comportamentos dos filhos é um assunto sempre discutido e esta questão será a reflexão deste post. A primeira questão a ser observada é que você controla o que seu filho deverá assistir (ou pelo menos este seria o esperado, especialmente se tratando de crianças) e ainda, o tempo dedicado a televisão. O equilíbrio é sempre a melhor opção. Por exemplo, muitas mães falam da "Galinha Pintadinha", uns acham uma maravilha enquanto outros, prejudicial. O programa em si é até interessante e divertido para os menorzinhos, o que poderá ser prejudicial é o tempo dedicado a este divertimento. Mas, se a Galinha Pintadinha for apenas um dos diversos meios de divertimentos da criança, porque não?!
   E  este equilíbrio  deverá ser um fator a ser levado em conta quando o assunto é TV e crianças/adolescentes. Outra questão, não menos importante, é a monitoria positiva. É interessante que seu filho assista programas adequados para idade dele. Por exemplo, a novela das 21 horas não é um programa apropriado  para uma criança de 7 anos.
   É interessante que a criança/adolescentes tenha atividades alternativas e não apenas TV (ou internet, vídeo game, celular...). Que ela possa ter outras fontes de divertimento, como brincadeiras e leitura, por exemplo. Além disso, um programa de TV (apropriado a idade) pode ser uma ocasião para discussão de diversos assuntos com seu filho!   
   Encontrei um site bem interessante com dicas para controlar o que os filhos assistem na TV, que seria legal dar uma lida.
 _____________________________________________________________________

Aproveita e avalie o blog! Sua opinião é muito importante, é essencial!

Dúvidas? Sugestão de temas? Participe da coluna Quero Saber!

Se interessa pelo tema Psicologia e Educação? Participe da coluna Dialogando sobre Psicologia e Educação

16 comentários:

  1. Olá, Letícia.
    Sou totalmente a favor do que você disse... e olha que coincidência, ontem postei um artigo sobre a brincadeira que se transforma em vício que comento sobre a importância dos pais estarem atentos com o tempo que as crianças ficam no celular, computador e até mesmo na televisão.
    Adoro os seus posts e vendo uma psicólogo falando vejo que estou no caminho certo.
    Você tem intenção de escrever um livro? Eu quero escrever um. Manda e-mail para mim: maesemfrescura.blogspot.com
    Bjs, Pri
    http://maesemfrescura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso em escrever um e-book, estou trabalhando nesse projeto..quem sabe nasce uma parceria entre nós?! Beijo

      Excluir
  2. oi Le

    Tudo que é demais é prejudicial.
    Os pais precisam ficar atentos a classificação, eu adoro o Discovery Kids ( e olha que assisto rs...).
    Os desenhos trazem mensagens, de solidariedade, de amizade. Valores esses que as crianças aprendem assistindo e depois praticando.

    Tenha um lindo fds

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  3. O tempo enfrente a Tv é mais prejudicial do que muitos programas, a parte ruim e fazer dela a babá da casa e esquecer de ter seu momento com seu filho!
    Beijos, Nana ღ
    Blog 1 | Blog 2 | #100HappyDays

    ResponderExcluir
  4. Tudo em excesso faz mal, a tv então só Jesus!!! A globo só mostra porcaria, traição, intrigas, desamor, e por ai vai!!! Um ótimo post Letícia, bjs

    http://futuramommy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. não gosto de televisão
    sinceramente um bom filme
    um bom desenho
    para as crianças e só
    Nanda
    beijokas
    Linda Tarde
    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  6. Oi, Letícia!
    A maioria das crianças, assistem televisão porque não têm outra coisa para fazer. Culpa dos pais que usam a televisão como babá ou eles próprios, assistem televisão em demasia. Vejo adultos que chegam em casa e a primeira coisa que fazem é ligar a tv - Essa impede a conversação e fazem cada um ir para o seu monitor, assim como agora fazem com os celulares.
    A minha mãe odiava tv e a minha avó dizia que era a invenção dos infernos. Na minha infância e adolescência pouco assisti, preferia os livros. Lembro na escola, toda segunda-feira, os comentários eram sobre o que passou no Fantástico. Achava um saco! Via que algumas pessoas eram levadas a assistir somente para não ficar de fora da conversa. Com as crianças não é diferente. Sei que muitas crianças fazem chantagem com seus pais por causa do amiguinho que assiste tal programa e ele não. A mesma coisa diz o amiguinho. Os pais precisam interagir mais, afinal, é na infância que conquistamos os amigos para o resto da vida, ou não. Mas é nessa fase que os pais podem escolher as amizades dos seus filhos ou deixá-lo cultivar hábitos de pessoa solitária.
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Realmente a mídia se não for bem aproveitada se torna um vilão do tempo, temos muito o que mudar!! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que monitorar e usá-laao nosso favor através de programas que acrescentam...Beijo

      Excluir
  8. É a velha pérola.
    Tudo que é em excesso faz mal.
    Criança precisa de limites e regras, pois ainda não tem a consciência necessária para
    administrar seu próprio tempo.

    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião!
Obrigada por enriquecer esse Blog!