18 fevereiro 2015

Obesidade infantil

   É percebido uma preocupação crescente das pessoas com relação à alimentação. O número de perfis relacionados à reeducação alimentar no Instagram é cada vez mais alto. Isso é bom. Mas em relação às crianças?! Um dado de 2013 mostra que aproximadamente 30% das crianças brasileiras têm sobrepeso e metade delas são obesas. É um dado alarmante e esse post será uma reflexão sobre como o comportamento dos pais pode interferir nos hábitos alimentares dos filhos.
Imagem do site UOL Notícias

    O excesso de peso pode ser causado por multiplos fatores: genéticos, culturais, comportamento pessoais, etc. O número crescente de crianças obesas parece ser mais relacionado aos hábitos alimentares e às mudanças no estilo de vida do que a fatores genéticos. É observado que a vida moderna tem levado a um aumento no consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura e a diminuição de práticas de exercícios físicos. Reflita, onde levar seu filho em um feriado, caminhada em um parque ou pra lanchar em algum fast food?! Grande parte das interações sociais envolvem comida e muitas vezes comidas tidas saudáveis não cabem nessas situações.
     Algumas práticas parentais, ou seja, atitudes dos pais com relação aos filhos, tem muita importância nos hábitos alimentares dos pequenos. Tudo que é extremo é prejudicial, assim, tanto o controle excessivo quanto uma ingestão desregulada de alimentos podem levar a um aumento de peso. 
  • Retringir excessivamente, muitas vezes, leva a um aumento de consumo quando o agente controlador não está por perto. A frase "tudo que é proibido é mais gostoso" se aplica nessa situação. Se a criança nunca pode comer um salgadinho ou um doce, quando ela se encontrar em uma situação em que não está sob controle, na escola ou em uma fest de aniversário, a probabilidade dela consumir o alimento "proibido" é muito alta;
  • Pressionar a criança a comer aquilo que ela não quer pode levá-la a não gostar desse determinado alimento a longo prazo. Assim, forçar a criança a comer determinadas frutas ou verduras pode não ser vantajoso, pois soará como um castigo. E convenhamos, nenhum castigo é prazeroso!
  • O seu comportamento alimentar será o modelo pro comportamento alimentar do seu filho. Se você come rápido, e sem perceber quando se saciou, ingere uma grande quantidade de alimentou ou se não ingere uma diversidade de legumes, verduras e frutas, seu filho terá uma grande probabilidade de seguir o seu exemplo.
    O que fazer?!
    Bom, acredito que ter a disposição comidas saudáveis associado com a prática de atividades física são armas eficazes pra lutar contra a obesidade infantil. Uma idéia é a traffic-light diet onde não há uma restrição a nenhum tipo de alimento, mas eles são organizados em três categorias com relação as cores do semáforo: alimentos verdes (podem ser consumidos livremente), alimentos amarelos (podem ser consumidos com moderação) e alimentos vermelhos (podem ser consumidos ocasionalmente). Que tal fazer uma atividade com a criança?! utilize cartolina pra fazer a figura do semáforo, corte figuras de alimentos que vocês consomem na sua casa e juntos os separem por categorias e os colem na parte correspondente do semáforo e por fim, grude na geladeira pra que fique sempre a mostra!
    E claro, o acompanhamento com um nutricionista e endocrinologista é essencial.
______________________________________________________________
Aproveita e avalie o blog! Sua opinião é muito importante, é essencial!

Dúvidas? Sugestão de temas? Participe da coluna Quero Saber!


 Se interessa pelo tema Psicologia e Educação? Participe da coluna Dialogando sobre Psicologia e Educação
         

14 comentários:

  1. Um problema que afeta inúmeras crianças e as suas dicas são interessantes!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Realmente é um problemas sério. A obesidade infantil está se tornando cada dia mais sério.

    Beijos
    www.heyealaysa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que ficar sempre atentos, pois a obesidade na criança é tão séria quanto no adulto! Beijo

      Excluir
  3. Muito complicado temos que ter cuidado
    é de pequeno que se tem bons hábitos
    o que é importante
    aqui em casa tento sempre
    manter uma alimentação saudável

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que você tem cuidade com os hábitos alimentares dos seus filhos. Beijo

      Excluir
  4. Aqui tento ao máximo cuidar da alimentação. Mas infelizmente ele não come determinados alimentos de jeito nenhum.
    Mas continuo tentando.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já tentou dar esses alimentos que ele não como de um jeito diferente?! Pode ser uma alternativa.
      Beijo

      Excluir
  5. Eu fui uma criança gorda porque pegava dinheiro escondido da carteira dos meus avós e comprava bobagem no colégio. Quando tinha 14 anos eu cheguei a pesar 96kg e entrei em risco de vida, daí mudei totalmente, só ainda tenho uma fraqueza para doces e batatas fritas, mas hoje, com quase 21 anos eu consigo manter o meu peso e quando engordo eu sei emagrecer rapidamente!

    http://heytutty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você mudou seus hábitos alimentares...eu acredito que se vc não exagerar não há problema em comer um docinho e uma batata frita de vez enquando. Equilíbrio sempre! beijo

      Excluir
  6. Vim retribuir a visitinha! Adrei seu blog! !! Sucesso! !!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. O pior é que tem muita gente que tem filhos e não se preocupam com a saúde deles em relação ao peso e as consequências. É complicado. Ai eles crescem e fica mais difícil para entenderem e conseguirem se adaptar a uma rotina saudável.

    http://somundomeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Cat. Ainda tem muito aquele pensamento que criança gorda é sinônimo de criança saudável...uma pena! Beijo

      Excluir

Deixe aqui sua opinião!
Obrigada por enriquecer esse Blog!