02 fevereiro 2015

Seu filho está pronto para a pré-escola?


Foto por State Farm

A pré-escola é um período de fundamental importância no desenvolvimento infantil. Geralmente é nesta fase, entre os 4 e 6 anos de idade, que a criança começa a se familiarizar com o mundo da leitura e da escrita.

Neste período, o acompanhamento dos pais é essencial porque a criança vai desenvolver as habilidades básicas para iniciar o processo de alfabetização – além de criar autoestima e interesse pelo aprendizado que deverá acompanhá-la até sua vida adulta.

Mas, qual é o papel dos pais durante esta etapa? Como melhor preparar as crianças para o início da vida escolar e ainda despertar a curiosidade sobre o mundo das letras? Algumas medidas podem fazer toda a diferença:

·            Saiba que é possível estimular o interesse pelo aprendizado de várias maneiras, como arrumar o quarto, por exemplo, criando um espaço dedicado à leitura. Isso permite à criança refletir sobre a função que a escola terá na sua vida e a entender que o aprendizado se completa em casa.

·            Outra boa ideia é introduzir elementos básicos da escola no dia a dia do seu filho: como brincar de identificar letras em revistas e jornais ou ler histórias antes de dormir. A curiosidade sobre mundo de letras aflorará na criança e é possível que ela mesma comece a fazer perguntas sobre a escola de forma espontânea.

·            Não deixe de conversar com a criança sobre o que é a escola e sobre as preocupações dela em relação ao convívio com os coleguinhas, às tarefas de casa, a estar longe do lar por algumas horas durante o dia, etc.

·            Antes de começar as aulas, leve a criança para visitar a escolinha. Assim ela irá se familiarizar com o ambiente e terá a oportunidade de identificar quaisquer inseguranças. E caso a oportunidade surja, é interessante apresentá-la aos professores para que uma relação de confiança se desenvolva desde cedo.

·            Conversar com os professores sobre as preocupações da criança em relação à escola também pode ser uma ótima iniciativa.

·            Lembre-se de que cada criança tem seu próprio ritmo e é preciso respeitá-lo para não criar possíveis traumas.


Então, o que você achou dessas dicas sobre como preparar o seu filho para iniciar a vida escolar? O que você faz em casa para estimular o aprendizado e o interesse pela leitura nas crianças? Compartilhe seus pensamentos e experiências enviando sugestões e comentários. 

______________________________________________________________
Aproveita e avalie o blog! Sua opinião é muito importante, é essencial!

Dúvidas? Sugestão de temas? Participe da coluna Quero Saber!

 Se interessa pelo tema Psicologia e Educação? Participe da coluna Dialogando sobre Psicologia e Educação

6 comentários:

  1. Importante essas dicas Le, meu filho entrou com 3 anos, mas deu um show.
    A adaptação não foi simples.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom te ver por aqui, Bell...estava sumida, mas voltarei com força total!

      Excluir
  2. oi Letícia... o Nic vai fazer dois aninhos. Por enquanto ele fica em casa de desenvolvendo cmgo mas já tem mtos livrinhos e revistas infantis que ele ama!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é uma boa estratégia, Débora! Quando ele começarna escola não será um choque tão grande! Beijo!

      Excluir
  3. Oi Lê!
    Meu pequeno está com 3 anos e meio e acho que vai para a escolinha mês que vem... estou tomando coragem rs.
    Saudades...
    Voltando devagar!
    Feliz semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudade de você, Rê! Você vai ver o quanto a ida a escola faz bem pra criança! Beijo

      Excluir

Deixe aqui sua opinião!
Obrigada por enriquecer esse Blog!