Se eu te pedir pra falar sobre o seu filho, o que mais você irá me relatar: o que ele faz que te desagrada e te estressa ou sobre quando ele se comporta e é um amor de filho? Provavelmente para a maioria seja mais fácil notar, e também, demonstrar através de broncas, castigos e surras quando a criança faz algo errado. Mas e quando ela age de maneira adequada?! Será que é eficaz a máxima "não faz mais que a obrigação" que faz com que muitos pais não façam nada nesses momentos?
Eu arrisco dizer que não tem nada de eficaz nisso! Por mais que muitas vezes falarmos que não nos importamos com a opinião dos outros, os nossos comportamentos são fortalecidos pelas consequências positivas.
![]() |
Imagem do site da Revista Crescer |
Como valorizar bons comportamentos?
- Não é apenas utilizando bens materiais que recompensamos os bons comportamentos das crianças;
- Beije, elogie e principalmente, fale pro seu filho o quanto aquele comportamento adequado te deixou contente;
- Se utilize de meios criativos de recompensar. Por exemplo, logo após o bom comportamento em questão ocorrer dê cartõezinhos como "vale uma ida ao cinema no final de semana";
- Observe o que seu filho gosta. O que serve de recompensa pra uma criança pode não servir pra outra;
- Procure valorizar o que foi adequado imediatamente após a ocorrência;
E você, como recompensa os bons comportamentos do seu filho?
______________________________________________________________
"Você pagaria por uma palestra online?" - Quero saber sua opinião. Por favor, responda a pesquisa do blog.
Oi, Letícia!
ResponderExcluirAté nos jogos as crianças são recompensadas por bom comportamento. É uma realidade para eles e para adultos. Se a recompensa não vem, é como se o feito não fosse merecedor de destaque. Recompensa é incentivo e aumenta a auto estima. Em casa eu apenas elogiava, fazia festa, abraçava e beijava... tudo de forma bem espontânea. Nada de recompensar com comida ou presentes. Meu filho sente satisfação ao ser elogiado e fica bem triste quando é criticado, mas faz parte da construção da pessoa, alegrias e frustrações. Evito críticas, mas estando em sociedade, ela vem com facilidade. Se algo não deu certo, eu sempre incentivo a voltar a fazer e digo: Não deu dessa vez, quem sabe da próxima... Não sei se estou agindo correto, mas percebo que não existe drama e talvez pela personalidade tranquila, tudo flui com leveza.
Bom fim de semana!
Beijus,
Luma, você está agindo de forma corretíssima! Um elogio e um carinho é muito melhor do que qualquer recompesa material! parabéns! beijo
ExcluirAinda não sou mãe, mas pretendo um dia, e acho incrível eu já saber umas dicas como essa, ao menos quando chegar a hora, já vou ter uma base de como agir, ótimo post!
ResponderExcluirBeijos
www.heyealaysa.com
Eu também não sou mãe ainda....mesmo com tanta informação sempre teremos coisas a aprender com nossos filhos. Beijo
Excluir