26 junho 2015

Encontro de Mentes Maternas: Mães empreendedoras

O tema de hoje é bem atual: Ser mãe e profissional. É possivel?

    Que mãe já não passou pelo dilema filhos ou vida profissional?! Não vou entrar no mérito do machismo, padrão ultural, etc. Mas da dificuldade que uma mãe pode ter de voltar ao mercado de trabalho. Acredito que não tenha essa escolha, uma mãe pode ser  profissional e uma profissional pode ser mãe. Uma coisa não exclui a outra.
     Uma maneira de ter um maior controle da maternidade e vida profissional (digo em relação a tempo disponibilizado nas atividades) é ser empreendedora e abrir o próprio negócio, muitas vezes trabalhando em casa. É fácil?! Não, mas também não é impossível:

Imagem do Blog da Gabi Chanas
  • O primeiro passo é saber o que e como fazer. Estude, pesquise e planeje antes de começar o negócio propriamente dito. Para as mamães de São Paulo indico o Enconto Empreender - Mamãe trabalha em casa, que ocorrerá no dia 04 de julho, pode ser que você ainda consiga garantir uma vaga;;
  • Busque uma rede de apoio para que não fiue sobrecarregada. Na profissão, algum auxiliar ou quem sabe uma equipe e em casa, a família;
  • Organização é outro fator super importante. Deixo como dica pra quem precisa se organizar o Blog Vida Organizada;
  • Administre o seu tempo. Não deixe que os negócios interfiram na maternidade e vice-versa. Se trabalha em casa, tenha um espaço próprio pra trabalhar e ensine seus filhos a diferenciar os momentos para eles e também os dedicados ao traalho;
  • Tenha paciência e só assuma os compromissos que você é capaz de cumprir. Um negócio de qualidade é construído pouco a pouco. Requer tempo.
    O principal é você, mulher, saber que a decisão deva ser sempre sua. Você tem que ter autonomia da sua vida. Não se sinta culpada caso tenha que trabalhar fora e deixar os filhos na creche ou até mesmo, inferior por ter abdicado da carreira pra ficar com os filhos. Qualque uma dessas decisões é difícil e requer coragem. 

____________________________________________________________________
Este texto faz parte de uma blogagem coletiva do grupo Encontro de Mentes Maternas. Não deixe de ler os artigos dos blogs participantes e boa leitura:

Blog Mamãe Coach - http://www.mamaecoach.com.br

Blog Mãe de 2 - http://mamaepratica.com.br

Blog Mamy Antenada - http://www.mamyantenada.com

Blog Mamãe Prática - http://mamaepratica.com.br

Um comentário:

Deixe aqui sua opinião!
Obrigada por enriquecer esse Blog!