No manual de transtornos mentais, DSM-IV, os comportamentos antissociais são divididos em duas categorias: Transtorno Desafiador Opositivo (TDO) e o Transtorno de Conduta (TC) e são definidos como padrões de comportamentos repetitivos e frequentes que violam os outros e também, regras e normas sociais importantes. Muitas crianças tidas como "impossíveis" e "problemas" apresentam comportamentos antissociais e os pais, por falta de conhecimento, não sabem como lidar.
![]() |
Imagem do Site Dra Simone Pistori |
Fuga de casa, agressividade, mentira, envolvimento com a criminalidade, entre outros estão presentes muitas vezes no comportamento antissocial. É importante observar que algumas crianças que apresenta tal comportamento não apresentam problemas emocionais, mas estão inseridas em abientes que o fortalece. Nesse contexto, a interação familiar é um fator importantíssimo a ser levado em conta. Assim, a maneira que você educa seu filho tem uma grande influência no comportamento apresentado por ele. Entretanto, sempre devemos ter em mente que há uma multideterminação onde a genética e cultura também estão envolvidas.
É importante parao os pais a observação do que mantém as atitudes consideradas problemáticas. Três perguntas devem ser respondidas com relação a cada comportamento "ruim": Onde e na presença de quem ocorre? Como você age no momento? O que a criança "ganha" agindo assim? Com essas reflexões teremos ter conhecimento da função de cada mau comportamento e assim, propor formas alternativas pra que a criança consiga as mesmas consequências, mas de maneira adequada. A parceria com a escola é algo importantíssimo, já que provavelmente ele estará apresentando os mesmos problemas por lá também.
Por fim, encontrei um artigo super interessante no site da BBC Brasil que vale a pena ser lido.
Não deixe de enriquecer este artigo com seu comentário.
Muito bom ler por aqui, sempre se aprende e muito!
ResponderExcluirAbraços amiga psicologa, sua profissão é linda!
Muitas vezes é para chamar atenção dos pais, na correria do dia a dia muitos pais nem dão atenção.
ResponderExcluirMas outras vezes é um problema maior que merece ser analisado .
bjokas =)