Férias combina com diversão e com certeza tudo fica mais legal quando estamos na companhia de nossos amigos! E este é o tema de hoje: os amigos dos seus filhos. Seu filho sabe fazer amigos?!
A amizade é uma das relações mais fortes que pode existir e muitos amigos da nossa infância carregamos pra vida inteira. Além disso, podemos aprender bastante nesta relação, sobretudo, quando somos crianças como por exemplo: colocar-se no lugar do outro e cooperação. Relacionando-se com o outro que a criança aprende a interagir melhor com o meio que a cerca.
![]() |
Imagem do site Elmeme |
Entretanto, para fazer amigos é necessário contato. Com a violência e também com as crianças preferindo cada vez mais brincadeiras tecnológicas e internet as amizades "reais" se resumem muitas vezes à escola (falo "real" pois hoje em dia é muito comum amizade virtual). É importante incentivar seu filho a ter e manter amigos, pois há certas lições que apenas no contato "real" conseguimos aprender, lidar com as diferenças e mediar conflitos são algumas que podemos citar. Até porque, por mais que tenhamos muito em comum com nossos amigos, as diferenças também serão muitas e é preciso aprender a conviver com elas.
Durante as férias as crianças têm a oportunidade de fortalecer o seu repertório de como fazer amigos. E você pode ajudá-lo levando-o a explorar ambientes novos ou incentivando o fortalecimento do vínculo com crianças próximas, da vizinhança por exemplo. Não posso deixar de enfatizar o quanto é importante os pais terem o conhecimento de quem são os amigos dos filhos. Endontrei dois artigos que trazem dicas de como incentivar seu filho a fazer amizade (AQUI e AQUI).
Como diz um texto de Machado de Assis: "Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir. Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende. Amigo a gente sente!"
____________________________________________________________________
Este texto faz parte de uma blogagem coletiva do grupo Encontro de Mentes Maternas. Não deixe de ler os artigos dos blogs participantes e boa leitura:
Este texto faz parte de uma blogagem coletiva do grupo Encontro de Mentes Maternas. Não deixe de ler os artigos dos blogs participantes e boa leitura:
Blog Mamãe Coach - http://www.mamaecoach.com.br
Ótimo post, amizade é uma coisa muito importante, mas é preciso estar atento em quem seu filho tem como amigo, pois nos dias de hoje, infelizmente muitas crianças já estão envolvidas com coisas erradas.
ResponderExcluirMeus filhos não tem acesso a internet, eles brincam livremente no quintal e sempre levo eles na praça, gosto que tenham contato com outras crianças e que não se deixem iludir por este mundo virtual, acho que prejudica muito o desenvolvimento da criança e o deixa muito antissocial.
www.detudopouco.com.br
Que bom que você incentiva seus filhos a aproveitarem o mundo "real"! Beijo
ResponderExcluirSim, acho que esta digitalização das coisas prejudica o desenvolvimento e formação da criança, quanto mais contato com pessoas, bichos e natureza, melhor para a criação deles.
Excluir