08 agosto 2015

5 maneiras de aumentar a auto-estima do seu filho

   Quando falamos de auto-estima estamos nos referindo a comportamentos e sentimentos que temos em relação a nós mesmos. Além disso, ela é um produto da nossa relação com o ambiente. Um a interação positiva onde os comportamentos positivos e esperados são seguidos de atenção, sorrisos, carinhos, palavras de apoio, etc aumentam a auto-estima. 
     Uma criança com a auto-estima elevada é mais criativa, por não ter medo de tomar iniciativa. Além de sentir-se satisfeita, alegre e, o mais importante, amando a si mesma e com a consciência de que ser amado pelo outro é bom, mas ela não precisa ser amado por ninguém! Tornando-se assim uma pessoa independente.
Imagem do site Minha Vida Comigo

      Diante dessa importância, é importante que na sua relação com seu filho você o ajude a desenvolver esse amor por si mesmo. Seguem as dicas:

  1. Demonstre pra ele que você reconhece seus esforços. Se ele se comportou conforme o esperado deixe ele saber disso. Fale pra ele! Entretanto, é importante deixar claro na conversação que ele é mais importante que o comportamento. Por exemplo, ao invés de falar "fiquei feliz com o quarto arrumado" diga "você me deixou feliz arrumando seu quarto".
  2. Carinho é tudo! Não espere apenas um bom comportamento pra demontrar amor!. como já falado por aqui no blog, ter um tempo de qualidade é muito importante no relacionamento pais e filhos. Muitas vezes não é preciso nem brincar junto, um simples abraço e dizer que estava com saudade quando chegar do trabalho já faz um bem danado.
  3. Não seja tão exigente. Não tenha critérios tão altos e difíceis de serem alcançados pra gratificar seu filho. Esteja ciente do que seu filho pode fazer e aumente as exigências gradualmente. Ninguém é perfeito.
  4. Compare-o apenas com ele mesmo. Ao invés de dizer "Você tinha que estudar como o seu irmão (vizinho/amigo/primo/etc)" é mais rico falar "Eu percebi que você não está mais estudando como antes, o que aconteceu?"
  5. Fale não! Limites e regras ajudam a crianã a saber lidar com frustrações. 
    E você? Divida conosco aqui nos comentários o que você faz pra aumentar a auto-estima do seu filho.

2 comentários:

Deixe aqui sua opinião!
Obrigada por enriquecer esse Blog!